quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Agora você pode ler online os trabalhos apresentados no Seminário!

Algumas pessoas não puderam participar ao  Seminário de História da Imprensa de Mato Grosso. Então, logo abaixo, disponibilizamos para quem se interessar pode encontrar online os trabalhos acadêmicos apresentados pelos integrantes dos grupos de trabalho. 

As Manifestações de 20 centavos, como um momento histórico para a cobertura jornalística audiovisual: os olhares da Rede Globo e site Mídia NINJA é o projeto de monografia da estudante de Rádio e TV da UFMT Kelly Maximilliano, e foi apresentado por sua orientadora Aline Wendpap. 

O trabalho “Tô na vida, Tô na luta”. A trajetória do jornalista e radialista Nivaldo Queiroz da estudante de jornalismo da UFMT, Desiree Galvão, foi desenvolvido para a disciplina de História do Jornalismo quando ela estava no 4º semestre. 

Outra monografia apresentada foi a da estudante já graduada Ariana Martins, a Rádio: um advento tecnológico: das ondas hertzianas a webradio. Ariana se prendeu em sua fala no Rádio em MT e o surgimento das webradios.

Em seguida Patrícia Helena Dorileo apresentou seu paper também desenvolvido para a disciplina de História do Jornalismo no 4º semestre da faculdade de Jornalismo. O tema foi Maria de Arruda Müller na imprensa feminista de Mato Grosso.

A também estudante de Jornalismo da UFMT, Amanda Simeone, apresentou seu trabalho Jucá, um contador de Histórias Reais, produzido igualmente para a matéria de História do Jornalismo. 

O estudante de moda do SENAC Paulo Alves de Oliveira falou um bocado sobre A década de 50: o surgimento da representação do cinema e da moda hollywoodiana.

As alunas do sexto semestre de Jornalismo da UFMT Lorena Krebs e Kethlyn Moraes exibiram um Breve histórico das charges em Mato Grosso. A colega Fernanda Loyd apresentou seu paper SINDIJOR/MT - gestão 1989/92: a luta pela regularização dos profissionais de imprensa, pelo piso salarial e pela implementação do curso de jornalismo.

O discente de História da UFMT, Renato Cavalcante, fez um trabalho minucioso sobre A privatização da Cemat sob a ótica da imprensa escrita mato-grossense.

E o futuro jornalista Gabriel Soares apresentou seu tema A divulgação científica segundo os salesianos: O caso da revista Matto-Grosso, de 1907.

Foram exibidos também dois produtos produzidos por estudantes. Túlio Paniago e Natália Araújo que cursam o 6º semestre de Jornalismo apresentaram uma revista, sob o tema  "Ciência em Pauta: o jornalismo científico para o alcance de todos", produzida na disciplina de Jornalismo de Revista. Além da revista, um projeto radiofônico do estudante de Rádio e TV, André Ferrerira, "Um apaixonado por Cuiabá", sobre Liu Arruda, ícone da cultura cuiabana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário